Coisas do arco da velha

 Podes ler aqui a lenda do arco-íris que dá nome
ao teu blogue

e, 
quando estiveres inspirado(a), 
inventa um pequeno conto que, 
de alguma maneira, 
se associe a este fenómeno da natureza.
(Envia-o, claro, para o endereço do costume.)


Agora experimenta fazer um arco-íris; são-te sugeridos dois processos.

Arco-íris em papel
1. Deita água numa tigela até meio. Junta um pingo de verniz das unhas incolor. O pingo espalha-se.
arco-iris-papel-01
2. Mergulha um pedaço de papel perto na água. Retira-o e deixa secar. Inclinando o papel, vês um arco-íris.

Arco-íris reflectido
Podes ter de segurar o espelho com uma pedra pequena.
1. Enche uma bacia com água. encosta um espelho num dos lados, inclinando. Aponta uma lanterna para a parte do espelho que está debaixo de água.
arco-iris-papel-03
2. Segura uma folha de papel um  pouco atrás da lanterna. Movimenta-o até veres um arco-íris no papel.
arco-iris-papel-04


Explicação dos processos

Na primeira atividade, o verniz forma uma película fina na água. Quando é transferido para o papel e a luz incide nele a película de verniz reflete-a, criando um arco-íris. 
Na segunda atividade, o raio de luz é desviado ao passar pela água, por isso, as cores separam-se e formam um arco-íris. O espelho reflete o arco-íris no papel.

Confere neste sítio: http://www.comofazer.org/ciencia/como-fazer-arco-iris



 Decomposição da luz branca

http://www.infopedia.pt/$luz-branca
 

Como fazer um prisma de arco-íris em casa

Escrito por kara bietz | Traduzido por marina pastore
  1. Encha copos transparentes de vários tamanhos e formas com água em quantias variadas. Encha, por exemplo, um copo grande pela metade, um copo de dose completamente e 3/4 de um copo americano. O importante é juntar tantos tamanhos e formatos diferentes de copos quanto for possível.
    2
    Coloque os copos em uma superfície lisa, como uma mesa de café. Leve-os levemente sobre a borda da mesa, de modo que menos da metade dos fundos do copo estejam sobre a borda da mesa.
    3
    Coloque o lençol branco grande no chão em frente aos copos. Ele servirá como sua "tela" para poder ver o espectro colorido claramente conforme a luz passar por cada copo e criar um arco-íris.
    4
    Ligue a lanterna e direcione-a contra os copos em direção ao lençol. É possível que você precise de mais de uma lanterna para este passo, especialmente se estiver usando muitos copos. É possível que você tenha que fazer experimentos com o ângulo da luz para criar um espectro claro de arco-íris no lençol branco - talvez até mesmo subir em uma cadeira ou em uma escada para criar o efeito correto.
    5
    Crie ondulações na água com seus dedos para que os arco-íris pareçam brilhar.
    6
    Coloque os copos d'água em uma janela ensolarada para o mesmo efeito. Experimente com o posicionamento do lençol para ver seus arco-íris claramente. Compare e contraste os arco-íris de diferentes tamanhos criados com os diferentes copos. Alguns copos e quantias de água podem produzir dois arco-íris.
    7
    Use um conta-gotas para tirar água de alguns copos e adicionar a outros para mudar o efeito do arco-íris no lençol. Pergunte questões abertas às crianças para ajudá-las a entender como seus prismas caseiros quebram a luz em tons de vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.