domingo, 30 de junho de 2013

Olhar o céu, à noite

             O TRIÂNGULO DE VERÃO  
           
Se o céu para ti é uma atração e se em vez de andares na lua, queres perder-te com estrelas (verdadeiras), segundo o Núcleo de Astronomia do Centro de Ciência Viva do Algarve, podes começar a olhar para o céu limpo destas fantásticas noites de verão.

Será assim que ficarás a conhecer a estrela Vega (de luz branca azulada), a Altaír (de luz branca amarelada) e a Deneb (de luz branca, ponto).

Serão as estrelas mais brilhantes que verás no céu a este (Estás a recordar? Norte-sul-este-oeste).

Se traçares uma linha imaginária como vez na imagem, ficas igualmente a conhecer o famoso "Triângulo de Verão". 

E mais, se tiveres a sorte de estares num local escuro, numa noite limpa e sem Lua, verás a grande mancha estrelada conhecida como a Estrada de S. Tiago ou simplesmente Via Láctea, passando por entre Vega e Altaír, com Deneb saltando à vista no meio deste rio de estrelas que cruza os nossos céus.

Já muitas estrelas fizeram escritores e poetas "perder a cabeça" e escrever a melhor das suas obras. Quem sabe se serás tu um desses autores do futuro? 

Saudações astronómicas
Prof.ª Graça Ribeiro

domingo, 16 de junho de 2013

Madiba - nome carinhoso de Nelson Mandela

Com certeza, já ouviste falar deste senhor, Nelson Mandela. Sobre a sua história de vida, foi editado já em 2011, no Brasil, a obra intitulada Madiba, o menino africano, de Rogério Andrade Barbosa, da qual fica aqui a fotografia da capa e um pouco do seu conteúdo.
«Editado pela Cortez editora e pelas mãos do artista Alarcão, o livro Madiba, ganha vida com belas ilustrações, trazendo à tona a história de Nelson Mandela. Principal representante do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela é sim um guerreiro. O regime do Apartheid (regime de segregação racial implantado pela África do Sul entre 1948 e 1994), negava aos negros (a maioria da populção) direitos políticos, sociais e económicos.

Mas é da vida do menino Madiba que o livro fala, numa linguagem leve e envolvente, fala da luta de Mandela, desde a infância ao fim do movimento. O livro é realmente emocionante!
A imagem de Renato Alarcão que mostra o momento da libertação de Mandela onde brancos e negros se unem para comemorar a sua liberdade é belíssima, ao mesmo tempo dá um nó na garganta a imagem do bebedouro para brancos e negros.», 
in http://crisquintas.com.br/nelson-mandela-para-as-criancas-na-viii-bienal-pernambuco/

Mandela dizia:"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."

As razões por que vês na televisão muitas manifestações de apoio a Mandela, agora com quase 95 anos, são porque esse homem esteve preso durante 27 anos, por defender a igualdade de direitos entre as raças. Nelson Mandela recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993. Foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Em sua homenagem, a ONU criou o Dia Nelson Mandela, que se comemora no dia do seu aniversário, 18 de julho.

Durante o Apartheid, na África do Sul, os negros eram discriminados pelos brancos e tratados como se fossem seres inferiores. As pessoas de raça negra e os mestiços não podiam utilizar nem os mesmos serviços/ instalações, nem os mesmos meios de transporte que os brancos. A imagem mostra-te uma casa de banho pública só para brancos. Para saberes mais,consulta a Infopedia. Aqui: http://www.infopedia.pt/$apartheid

terça-feira, 11 de junho de 2013

Foi no dia 7 a Festa na Pintor


Mantendo-se articulada com o tema O Mar, a exposição organizou-se sob o título  Os Meus Tesouros

Os tesouros foram embalados e descritos; a eles juntaram-se diários de bordo com textos elaborados ao longo do 3.º período e outras criações dos alunos, na aula de língua materna. 
Pela originalidade, pelo inesperado dos objetos escolhidos e pela simplicidade da apresentação, a exposição de Português do 2.º ciclo foi muito apreciada por todos os que a visitaram. 




 



 

Parabéns aos autores! 
  
 Prof.ª Graça Ribeiro