domingo, 16 de junho de 2013

Madiba - nome carinhoso de Nelson Mandela

Com certeza, já ouviste falar deste senhor, Nelson Mandela. Sobre a sua história de vida, foi editado já em 2011, no Brasil, a obra intitulada Madiba, o menino africano, de Rogério Andrade Barbosa, da qual fica aqui a fotografia da capa e um pouco do seu conteúdo.
«Editado pela Cortez editora e pelas mãos do artista Alarcão, o livro Madiba, ganha vida com belas ilustrações, trazendo à tona a história de Nelson Mandela. Principal representante do movimento anti-apartheid, Nelson Mandela é sim um guerreiro. O regime do Apartheid (regime de segregação racial implantado pela África do Sul entre 1948 e 1994), negava aos negros (a maioria da populção) direitos políticos, sociais e económicos.

Mas é da vida do menino Madiba que o livro fala, numa linguagem leve e envolvente, fala da luta de Mandela, desde a infância ao fim do movimento. O livro é realmente emocionante!
A imagem de Renato Alarcão que mostra o momento da libertação de Mandela onde brancos e negros se unem para comemorar a sua liberdade é belíssima, ao mesmo tempo dá um nó na garganta a imagem do bebedouro para brancos e negros.», 
in http://crisquintas.com.br/nelson-mandela-para-as-criancas-na-viii-bienal-pernambuco/

Mandela dizia:"Ainda há gente que não sabe, quando se levanta, de onde virá a próxima refeição e há crianças com fome que choram."

As razões por que vês na televisão muitas manifestações de apoio a Mandela, agora com quase 95 anos, são porque esse homem esteve preso durante 27 anos, por defender a igualdade de direitos entre as raças. Nelson Mandela recebeu o Prémio Nobel da Paz em 1993. Foi presidente da África do Sul entre 1994 e 1999. Em sua homenagem, a ONU criou o Dia Nelson Mandela, que se comemora no dia do seu aniversário, 18 de julho.

Durante o Apartheid, na África do Sul, os negros eram discriminados pelos brancos e tratados como se fossem seres inferiores. As pessoas de raça negra e os mestiços não podiam utilizar nem os mesmos serviços/ instalações, nem os mesmos meios de transporte que os brancos. A imagem mostra-te uma casa de banho pública só para brancos. Para saberes mais,consulta a Infopedia. Aqui: http://www.infopedia.pt/$apartheid

Sem comentários:

Enviar um comentário